Quem é esta figura numa cafeteria?
Um ex-amigo (desculpa serjão! :o)) disse durante um chope, que leu no livro que conta a historia do starbucks que foi ela, a blockbuster das cafeterias quem inventou o termo.
Barista em italiano se refere ao "bartender" (no plural, baristi [masculino] e bariste [feminino]), deriva da palavra "BAR" (as caldeiras de máquinas de espresso, funcionam na medida de pressão BAR) e na Itália designa aquele que trabalha atrás do balcão, servindo tanto espresso quanto bebidas alcoólicas.
Se uma relação pudesse ser feita, ele seria o “garçom da cafeteria”. Portanto, BARMAN é derivação do italiano e não ao contrário (viu Serjão?)!!!
Na Itália é normal tomar entre 3 e 6 espressos por dia. Como barista, você está em contato direto com as pessoas que você atende. Você consegue ver suas faces, expressões e perceber a avaliação deles quando serviu-lhes o café perfeito. Isso é gratificante.
O interessante que até hoje, na itália, a profissão é dominada por homens. Inclusive todos os baristas campeões mundiais são homens.
No Brasil, porém, os torneios nacionais são dominados por mulheres.
Contudo, o(a) barista é uma figura rara aqui no Rio de Janeiro. São poucas cafeterias que investem em qualificação desta mão de obra. Tanto é assim, que o campeonato carioca de barista é bem vazio pois redes como rubro café e armazém nunca participam.
25 setembro, 2007
Assinar:
Postagens (Atom)