25 setembro, 2007

A figura do barista

Quem é esta figura numa cafeteria?

Um ex-amigo (desculpa serjão! :o)) disse durante um chope, que leu no livro que conta a historia do starbucks que foi ela, a blockbuster das cafeterias quem inventou o termo.

Barista em italiano se refere ao "bartender" (no plural, baristi [masculino] e bariste [feminino]), deriva da palavra "BAR" (as caldeiras de máquinas de espresso, funcionam na medida de pressão BAR) e na Itália designa aquele que trabalha atrás do balcão, servindo tanto espresso quanto bebidas alcoólicas.

Se uma relação pudesse ser feita, ele seria o “garçom da cafeteria”. Portanto, BARMAN é derivação do italiano e não ao contrário (viu Serjão?)!!!

Na Itália é normal tomar entre 3 e 6 espressos por dia. Como barista, você está em contato direto com as pessoas que você atende. Você consegue ver suas faces, expressões e perceber a avaliação deles quando serviu-lhes o café perfeito. Isso é gratificante.

O interessante que até hoje, na itália, a profissão é dominada por homens. Inclusive todos os baristas campeões mundiais são homens.
No Brasil, porém, os torneios nacionais são dominados por mulheres.

Contudo, o(a) barista é uma figura rara aqui no Rio de Janeiro. São poucas cafeterias que investem em qualificação desta mão de obra. Tanto é assim, que o campeonato carioca de barista é bem vazio pois redes como rubro café e armazém nunca participam.

3 comentários:

Dan disse...

A respeito de só haver baristas campeões mundiais homens, lembro de um comentário da Sílvia Magalhães onde ela disse que as mulheres, por serem mais delicadas e menos fortes que os homens, acabam acertando mais a pressão que fazem sobre o tamper na hora de compactar o pó no porta-filtro, e deste modo, fariam um espresso melhor que os homens, que acabam colocando mais força que o necessário. Sutilezas da profissão e da arte de preparar um bom espresso. Abraço

Fabry Manoi disse...

Boa tarde.

O termo "BAR" na Itália foi utilizado apos a segunda guerra mundial com a moda "americana".
Antes os locais eram chamados de "caffé" (o primeiro "caffé" do mundo foi aberto em Veneza - caffé Quadri - no século XVII na praça S.Marco, ainda existente, ).
Resumindo o termo BAR em italiano vem do inglês BAR = balcão.

Grande abraço

Fabrizio Gibin

espressa-mente! disse...

fabrizio grato pela vista tardia! rs..porem valida. rs
entretanto, irei discordar. O termo BARista é que deu origem ao termo americano BARtender ou BARman. A primeira maquina comercial de espresso data de meados de 1800. portanto, antes das guerras. a figura do BARista foi introduzida na cultura americana atraves dos imigrantes italianos em NY e ai sim, intensificada com a 1 e 2 guerra mundial durante a presença americana por toda italia!
ciao,
obs. tive o cuidado de pesquisar em antigos dicionarios americanos atraves da "verdadeira" referencia.
abraços, e grato pela visita!