26 novembro, 2007

Café espresso também tem seu colarinho

Uma forma que uso para saber se um espresso foi bem tirado é observar a cremosidade do café na xícara. A função desse creme no espresso, tem a mesma importância do colarinho no chope daí, a comparação. Serve para manter a temperatura e preservar o aroma e também é, um forte indicativo que a máquina está regulada.

Está crema (como é chamada no ambiente barischato..rs), é a espuma dourada e espessa na superfície do café, que deve ser sempre cremosa e consistente. Para testa-la basta acrescentar uma colher de açúcar e observar, se o açúcar ou adoçante em pó, desce lentamente entre a espuma. Indicando assim, sua cremosidade. É bem verdade queobservo isso na xícara alheia, pois sempre bebo, puro e sem açúcar!

No quesito cremosidade os "espressos" da NESPRESSO são imbatíveis. Quando a máquina é nova e portanto, esta regulada* o açúcar demora a descer. Sendo necessário mexer logo pois periga o café esfriar e o açúcar nem ter descido. :o)

*
digo isso pois são máquinas, que não podem ser reguladas. Com o tempo e uso tendem a perder pressão e/ou esquentar muito a água. Fazendo o café ficar com gosto de metal (embalagem). Este mesmo fato ocorre com as máquinas de café LAVAZZA. Quanto mais antiga for , maior o gosto de plástico no café.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa! ágora, irei ficar atendo.
abs,
e parabns pelo texto.

Anônimo disse...

Vou começar a reparar isso no café do armazém do café.
Imagino que será decepcionante! Tem dias que servem verdadeiros cháfes.

Anônimo disse...

tenho uma maquina Lavazza há uns 12 anos, muito antes da nespresso existir e de facto acho o café excepcional, o verdadeiro expresso italiano, com o creme certo e nao espumoso como o suisso da nestlé. de facto nao sinto o paladar do café alterado, e tenho termo de comparação pois tenho uma maquina nova lavazza blue no escritorio e a lavazza espresso point em casa que é a tal que ja tem 12 anos e ainda é uma grande e invejavel mestre. cumprimentos!