02 dezembro, 2007

Xícaras, pra que te quero!!!


A xícara de café tem grande importância para um bom espresso ser servido. A principal delas, é manter o café aquecido enquanto se degusta. Uma das principais exigências para uma boa xícara de porcelana (bom isolante térmico) e que seu fundo seja côncavo. Isso, para que o líquido não apenas bata e espalhe, mas sim gire ao bater no fundo, auxiliando a formação da tal crema do post abaixo.

Rubro: apesar de pesada...eu gosto!

Mac Café: péssima. Muito alongada! Os que entendem de teoria dos fluidos...rs, sabem que até encher a xícara, o café no porta filtro, já queimou!! Seu formato alongado deixa um café curto muito raso e lungo muito aguado ou queimado!

Segafredo: boa. A xícara é quadrada mas com o fundo bem redondo. Foi desenhada com exclusividade para esta marca de café.

Payard: não gosto. Péssima escolha...parece ser uma reestilização daquelas tradicionais...apesar de ser fina e passar delicadeza, sua boca larga deixa o café esfriar rapidamente!

Kopenhagen Café: só perde para a do Payard! Chamo a xícara de “piscinão de Ramos”!!! muito larga e funda. Referência que tenho, é que o modelo foi desenvolvido para a VARIG..nos áureos tempos, em que se podia servir a bordo, café em xícara de porcelana!

Café Sorelle: Ótima. tradicional, linha Sofia da Schmidt..é cópia da melhor xícara para espresso que já usei...a italiana IPA. Modelo também é usado pelo Suplicy Café em sampa.

ILLY: perfeita!!! É a Ferrari das xícaras..original IPA.

NESPRESSO: não funcional: conceito em detrimento da qualidade final do produto. Explico...xícara de vidro, pires de plástico?!?!? na cor preta. O caramelo do café emoldurado pelo preto do pires..não destaca nem a xícara e nem o café!!! Além, de ser muito grande/volume..conseqüência: um curto fica raso e um longo fica curto!!! :op Já a de porcelana branca e pires branca..usada em cafés onde Nespresso é servido...é perfeita!!!

Lamarzocco: resumindo..máquina excelente, xícara excludente!!! :O)


2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei dos seus comentários. Senti falta do Armazem do Café. O que você acha?

Anônimo disse...

Realmente, a xicara de café da kopenhagen é muito grande. E o café espresso, fica com aparência de café de hotel.