18 abril, 2008

espressa-mente! vs. espressamente

Quem viaja para Roma ou faz conexão no aeroporto de Paris, irá se deparar com a rede de cafeterias espressamente da italianíssima illy. Respeito e gosto muito da illy, que foi a inventora do café em sache. Seu fundador, Sr. Ernesto Illy faleceu em Fevereiro último aos 83 anos. Era um apaixonado pelo Brasil aonde vinha anualmente e de onde provem 60% do café fabricado pela illy. Aqui no Brasil, existe a “universadade illy” que de um modo geral, trata-se de uma Universidade Corporativa com o objetivo de formar e informar gerações presentes e futuras de produtores de café.



A princípio, podemos ser homônimos mas da minha parte, digo que somos complementares, isto é, bebe-se no espressamente da illy e nos, comentamos aqui! Rs....


A idéia do nome (espressa-mente!) surgiu da junção das palavras espressa que remete diretamente ao café espresso e portanto, ao assunto central deste blog. Soma-se a palavra mente denotando o sentido “de pensar” ou melhor, como diz a assinatura “Impressões, comentários e opiniões de quem não tira o bom café espresso da cabeça.”.


Ambas palavras, são ligadas por um hífen, que tem a função de unir os dois elementos distintos.
E por fim, o ponto de exclamação serve para enfatizar a seguinte emoção – entusiasmo! :o)


Segundo o site da illy, as cafeterias espressamente é um lugar onde “a arte da cultura italiana do café pode ser apreciada fora da Itália na verdadeira forma da superior-qualidade illy. Espressamente illy é muito mais do que um lugar para beber um espresso excelente; também estimula o pensamento e a criatividade, fornece um respeito dando boas-vindas a rotina diária, e dá ao visitante uma autentica experiência italiana verdadeiramente memorável.” . Portanto, uma forma de expressar através da qualidade do produto – café, a “italianidade”.


Dados os devidos esclarecimentos, ai está a nova logomarca do blog criada por Ernani Gouvêa, ou melhor, o Naninho. Valeu tio!!!
A novidade fica por conta na transformação do ponto de exclamação em uma colher de café! ;O)

5 comentários:

Anônimo disse...

Prof. sucesso nesta nova fase!
ass. Aluno aplicado

Gourmandisebrasil disse...

Acho q li em algum lugar sobre a possívela abertura da Espressamente no Brasil. Li certo ou me enganei?
O novo logo ficou bemn simpático!
bjo,
Nina.

espressa-mente! disse...

nina, voce leu certo! porem, desde 1999 escutava que starbucks iria chegar ao brasil..veja qto tempo depois a "desgraça" :o) se tornou realidade!!
o mesmo serve para illy espressamente. entretanto, a operaçao é diferente, no caso da illy ela atua em 2 segmentos: sao os quioques/pequenas cafeterias. este mercado é muito concorrido. o segundo, sao os aeroportos. onde tambem é super concorrido vide cafe do ponto e outros menores. fora o dolar que nao ajuda...posso dizer que vai demorar a aportar poraqui!

Anônimo disse...

Somente uma correção... nosso café faz parte de 60% e não de 90 como aqui citado...

espressa-mente! disse...

valeu guigo....corrigido!
abs,