04 abril, 2008

Gotinhas da discórdia

Por diversas vezes diante da pergunta:
“açúcar ou adoçante?” Escutei a mesma piada: “açúcar!! Adoçante engorda..ou você não reparou que só gordo usa adoçante? Quer dizer, adoçante engorda!!” Outros são mais diretos na resposta: “açúcar!! Adoçante engorda!!”.

"A brincadeira pra lá de batida adquiriu contornos de verdade com a divulgação de um estudo inédito da Universidade Purdue, dos Estados Unidos, que ganhou destaque em jornais do mundo inteiro ao sugerir que o uso regular de adoçantes artificiais poderia tornar o emagrecimento mais difícil. Pior, poderia mesmo contribuir para o ganho de peso. E não só na forma de gotinhas, mas também na composição de uma série de produtos light e diet.”


Claro que a indústria alimentícia caiu de pau na matéria. Também poderá, o mercado light e diet movimenta US$ 5,6 bilhões ao ano.

Para variar foram eles, os ratinhos que comprovaram o estudo. Parte dos 17 ratinhos foram alimentados com iogurte adoçados artificialmente com sacarina e os outros, com açúcar. Após 5 semanas os especialistas constataram que os roedores que haviam consumido sacarina comeram muito mais e, conseqüentemente, apresentaram um ganho 20% superior ao dos animais que ingeriram açúcar.

Às vezes, bebendo meus espressos solitários pelos balcões “da vida” me deparo com cenas surpreendentes de gente colocando 3, 4 saches ou 15 gotas de adoçante numa xícara de espresso. Alguns nem se dão ao trabalho de contar-gotas dão uma bela apertada e lá se vão 20-30 gotas num só esguicho. É bom lembrar que o processo de fabricação de adoçantes é um processo químico e como tal, definitivamente bem não deve fazer!
Eu, não sofro deste mal até porque, como vocês sabem, fui doutrinado pelo meu avô a beber café sem açúcar. Santo avô! ;o)

3 comentários:

Anônimo disse...

:o)))
Eu faço muito esta piada!
parabéns pela paciência de escrever sobre eSpresso.
Hugo-SP

Anônimo disse...

Espresso é com x Expresso.Além disso ficou muito bonito o texto.
Parabéns.

espressa-mente! disse...

anonimo recente, espresso eu esprevo com "s" leia aqui porque!
http://espressa-mente.blogspot.com/2006/11/pra-incio-de-conversa.html