22 setembro, 2008

O "Crèma de la Crèma"

Já havia dito aqui no blog que considero o chope preto o meu “capuccino” gelado.
Pois bem, o chope BLACK da Brahma, além de ser um ótimo "capuccino gelado" ainda vem, na forma de crema.
Em sua xícara ops... digo, copo/tulipa próprio e com a adição de nitrogênio junto ao CO2 (info passada pela Brahma...a confirmar!) confere a este chope BLACK (não confundir com o chope preto também da Brahma) uma cremosidade impar!
Tal qual a crema do café, na espuma deste chope, também observamos o fato curioso da crema/espuma descer pela borda da xícara/copo ao invés de subir como ocorre em qualquer chope claro ou preto. Isso se deve ao fato de no momento da extração tanto do chope como do café o formato côncavo da tulipa/xícara cria-se um turbilhão no centro do copo/xícara que arrasta de cima para baixo a espuma da borda para o centro, fazendo assim, a espuma descer. Podemos chamar de efeito Guinness .

Minha avaliação: um chope deste bem tirado é bom. Bebo acompanhado do pão com lingüiça e croquete de carne na casa do alemão. Este chope tem um “porém”, não se deve demorar a bebe-lo pois o efeito Guinness passa rápido (menos de 1 minuto). Você percebe isso do momento em que é tirado até chegar a mesa, o chope vai decantando. E ai, confere ao chope um gosto de aguado! É por estas e outras que só bebo um e ponto!

Nenhum comentário: