01 novembro, 2008

(Parêntese)


Abro aqui um parêntese nos posts de cafés/espressos!

Sou adepto do “blog jump” que consiste em ficar pulando de um blog para outro se valendo da lista de blogs recomendados pelos blogueiros. Do meu, fiz um blog jump para o Gourmandise , de lá um salto para o Edu Passarelli e fui aterrizar no BLOG DA TCHECA. Neste blog fiquei interessado na proposta dos rapazes...fabricar artesanalmente, em pequena escala uma cerveja pilsen brasileira inspirada no estilo das Tchecas!

Pois bem, não só acompanhei via blog a produção, a criação do rótulo como também ao final, comprei uma caixa. E é exatamente esta cerveja “a Tcheca” quem preenche este parêntese aberto no espressa-mente!

Resolvi não fazer uma pura, simples e rápida degustação mas sim, uma harmonização.
Pelo estilo da cerveja e origem, busquei algum petisco típico Tcheco para harmoniza-los. Fora a batata, a gastronomia Tcheca têm a carne (porco e gado) como base principal. Cheguei a um prato típico tcheco nosso conhecido, o gulasch (Gulás). Que são almôndegas refogadas....tirando o molho, sobrou nada além de simples bolinhos de carne. Bingo! Uma boa mostarda e alguns pepinos em conserva e pronto, tem-se ai nossa harmonização – “Bolinhos de carne da Bá*” com cerveja Tcheca.br :o)
* quem conhece, sabe de quem estou falando! ;o)


Ingredientes:
· 1/2 kg de carne moída
· 1 ovo
· 1 fatia grossa de pão amanhecido molhado
· Cebola bem picada
· Cheiro verde bem picado
· Sal e pimenta OQB

Modo de Preparo:
1. Misture tudo e faça bolinhas dando o formato da palma das mãos
2. Frite em óleo bem quente

A cerveja: esqueça tudo que já bebeu. Inclusive as cervejas ditas artesanais, como Devassa e Imperial (hoje já são produzidas em larga escala. Assim, ficando mais distantes da classificação "artesanal"!). A cor: límpida, amarelo dourado. O amargor inicial confere um sabor marcante "diz ao que veio"; retrogosto refrescante e persistente . Harmonizou muito bem com os bolinhos, mais ainda quando acompanhado da mostarda.
O que mais me impressionou foi a total falta de gosto "de água" do começo ao fim...algo muito comum em nossas cervejas "ovais"! rs...

Conclusão: ainda bem que tenho + 11 garrafas de backup! :o)

Nota: Aproveito para agradecer ao Botto pela logística e parabenizá-lo por este projeto pioneiro! Até a próxima!

8 comentários:

Anônimo disse...

Valeu! Ficamos tão felizes com o resultado que não pararemos. Dia 6 de dezembro sairá uma blond ale, edição especial de natal, elaborada com um blend de 5 fermentos belgas. Não repetiremos receitas, e a idéia é trazer estilos novos ou que não achemos bem explorados por aqui. Acho que pelo menos umas 4 cervejas por ano conseguiremos.

abração,


Botto
http://blog.bottobier.com.br/

Anônimo disse...

Obrigado. É um grande prazer ouvir a sua opinião. E como disse o Botto, logo mais teremos outra!!!

Um abração,
Edu Passarelli

Anônimo disse...

Quando vou ganhar uma gf dessas?
Vamos ver se vc advinha quem é!

espressa-mente! disse...

pô depois você fica dizendo poraí que eu só bebo cerveja qdo vou na tua casa.....rs!

espressa-mente! disse...

ou sera vc, safra 2008.1?

Anônimo disse...

Não. Sei que minha garrafa já está guardada.
;-)
Safra 2008.1

espressa-mente! disse...

obs...suas garrafas!;o)
bjs

Anônimo disse...

E as minhas?
2469