Motivado pela dúvida postada no blog
http://primeiraxicara.blogspot.com/ resolvi dar meu pitaco...
Colocar lasca da casca do limão, laranja ou mesmo biscoitinhos junto ao espresso definitivamente não é um hábito italiano.
Entretanto, o hábito da casquinha de limão siciliano junto ao espresso existiu sim!
Quando a água de Roma era considerada de péssima qualidade, os romanos usavam a casca do limão como adstringente. A fatia da casca era friccionada na borda da xícara de espresso afim de “esterilizá-la”.
Bem verdade, contudo, que raras cafeterias servem o “café romano” que leva a tal casca de limão! Porém, nunca vi nenhuma cafeteria em Roma servi-la. Nem na mais tradicional cafeteria romana (Caffé Grecco) . Já na cafeteria tradicional de Nova York, o Caffè Reggio, em seu cardápio há o “expresso romano” contudo, é servido com licor amaretto!
Agora, em hipótese alguma, a casquinha deve ser adicionada junto ao espresso, pois o ácido cítrico do limão quebrará a crema (parte mais nobre do espresso)!
Hoje, conta mais como hábito “simpático” da cafeteria, do que qualquer outra coisa. Eu particularmente não gosto/como! O mimo acaba eliminando o retrogosto que os bons espressos deixam na boca!