16 dezembro, 2008

Casquinha or not casquinha de limão?

Motivado pela dúvida postada no blog http://primeiraxicara.blogspot.com/ resolvi dar meu pitaco...

Colocar lasca da casca do limão, laranja ou mesmo biscoitinhos junto ao espresso definitivamente não é um hábito italiano.

Entretanto, o hábito da casquinha de limão siciliano junto ao espresso existiu sim!
Quando a água de Roma era considerada de péssima qualidade, os romanos usavam a casca do limão como adstringente. A fatia da casca era friccionada na borda da xícara de espresso afim de “esterilizá-la”.
Bem verdade, contudo, que raras cafeterias servem o “café romano” que leva a tal casca de limão! Porém, nunca vi nenhuma cafeteria em Roma servi-la. Nem na mais tradicional cafeteria romana (Caffé Grecco) . Já na cafeteria tradicional de Nova York, o Caffè Reggio, em seu cardápio há o “expresso romano” contudo, é servido com licor amaretto!

Agora, em hipótese alguma, a casquinha deve ser adicionada junto ao espresso, pois o ácido cítrico do limão quebrará a crema (parte mais nobre do espresso)!

Hoje, conta mais como hábito “simpático” da cafeteria, do que qualquer outra coisa. Eu particularmente não gosto/como! O mimo acaba eliminando o retrogosto que os bons espressos deixam na boca!

4 comentários:

Iví K. Amárál disse...

E viva a sapiência!!!
Eu acho muito engraçado pois a gente muita coisa, porque todo mundo sempre fez assim e nunca nos perguntamos do porquê de tudo.
É o mesmo caso do Papai Noel: barba e roupa super quente, nesse calorão, como pode? E a nossa ceia de Natal: tudo super gorduroso, com peru, lombo de porco, fios de ovos e castanha!!!! E pior... tomamos vinho tinto na temperatura ambiente (PS: Só pode se for em lugares muito frios!!!). Essas "heranças" européias estão super intrínsecas em nossa vida e a gente nem se dá conta...

Obrigada pela informação,

Bjos

Ivania
www.ivini.com.br

Gourmandisebrasil disse...

e vários cafés gastam um bom dinheiro com aqueles chocolatinhos (ruins que só) embalados um a um.
Prefiro o chá e infusões puros. Sem nada, nem açúcar.
bjo,
Nina.

espressa-mente! disse...

Nina, na maioria das vezes, o mimo é para na verdade esconder o pessimo cafe/espresso servido! coincidentemente, nestas cafeterias, o mimo é melhor que o café!
bjs

Anônimo disse...

E sobre aquela aguinha que algumas servem?
Parabéns pelo blog!
Dani