25 dezembro, 2008

Ao final do expediente natalino...


Fonte: Acervo digital pessoal - espressa-mente!

20 dezembro, 2008

16 dezembro, 2008

Casquinha or not casquinha de limão?

Motivado pela dúvida postada no blog http://primeiraxicara.blogspot.com/ resolvi dar meu pitaco...

Colocar lasca da casca do limão, laranja ou mesmo biscoitinhos junto ao espresso definitivamente não é um hábito italiano.

Entretanto, o hábito da casquinha de limão siciliano junto ao espresso existiu sim!
Quando a água de Roma era considerada de péssima qualidade, os romanos usavam a casca do limão como adstringente. A fatia da casca era friccionada na borda da xícara de espresso afim de “esterilizá-la”.
Bem verdade, contudo, que raras cafeterias servem o “café romano” que leva a tal casca de limão! Porém, nunca vi nenhuma cafeteria em Roma servi-la. Nem na mais tradicional cafeteria romana (Caffé Grecco) . Já na cafeteria tradicional de Nova York, o Caffè Reggio, em seu cardápio há o “expresso romano” contudo, é servido com licor amaretto!

Agora, em hipótese alguma, a casquinha deve ser adicionada junto ao espresso, pois o ácido cítrico do limão quebrará a crema (parte mais nobre do espresso)!

Hoje, conta mais como hábito “simpático” da cafeteria, do que qualquer outra coisa. Eu particularmente não gosto/como! O mimo acaba eliminando o retrogosto que os bons espressos deixam na boca!

12 dezembro, 2008

Vamos brincar!

A dica: Recomendo que após ler o texto, você clique na imagem para maximiza-la assim, facilitar a visualização. Para melhorar ainda mais, pressione também durante alguns segundos os olhos fechados. Isso "limpará" sua mente e visão.

A brincadeira: No meio deste punhado de grãos de café, há um rosto humano disfarçado de grão!

O resultado: Diz a brincadeira que se você encontrar em até 3 segundos, o lado direito de seu cérebro é mais desenvolvido do que o de pessoas normais.
Se você conseguir achar em 1 minuto, o seu cérebro é normalmente desenvolvido.
Se conseguir achar entre 1 e 3 minutos, o seu cérebro está reagindo lentamente, e você deveria ingerir mais proteína (ou seria cafeína?!?!:o)
Se conseguir achar depois de 3 minutos, o seu cérebro é um desastre, extremamente lento, e a única sugestão é: assista mais desenhos animados para ajudar a desenvolver a fantasia e conseqüentemente, o lado direito do cérebro!

A sugestão: Agora, se você não conseguir achar de forma alguma, recomendo beber um belo ristretto e tentar novamente! :o)

01 dezembro, 2008

Espressos (&) Famosos


Al Pacino, Greenwich Village, NY, 1989 .


Umberto Ecco, 1994. No Caffè Reggio, NY.

Fellini em um café da Via Veneto, Roma, anos 50-60.


Fernando Pessoa com Costa Brochado, Lisboa/PT. Data?

E para mim, as melhores....

Picasso entre amigos, clicado por Brian Brake, 1955.


Fonte: Acervo pessoal de imagens digitais, capturadas ao longo dos tempos em bancos de imagens.