04 março, 2013

O mundo encapsulado


O mundo do café espresso em casa esta se resumindo em cápsulas..pena!
Uma guerra por um mercado estimado em US$17 bilhões foi declarada apos o vencimento de algumas patentes do sistema da Nespresso. A verdade  é que Nestlé perdeu tempo entre o registro da primeira patente em 1976 a fundação da empresa Nespresso em 1986 e o lançamento no mercado do conceito. Resultado desta demora foi o vencimento da patente referente as cápsulas em 2012. Agora, a Nestlé tenta se resguardar quanto as máquinas, razão dos 1700 pedidos de patentes de peças que compõem suas maquinas, isto é, peça por peça, máquina a máquina.
O primeiro a invadir o mercado de cápsulas compatíveis foi um antigo funcionário, nada menos o inventor do sistema Nespresso! Saiu e abriu sua própria fábrica de cápsulas. Depois veio a rede francesa Casino. Em seguida veio a multinacional Sara Lee morder um pedaço desta "pizza"!
Hoje a rede brasileira Café do Ponto que pertence a Sara Lee lança no mercado nacional suas cápsulas genéricas para Nespresso. Como diz um amigo, "deixe que se matem!"! 

4 comentários:

Rafaela disse...

Confesso que, eu que nunca acertei a medida de um bom café, fiquei feliz ao adquirir uma máquina nespresso.

Anônimo disse...

Po Espressa, nem sabia que voce tinha blog (por que nao disse antes??). E dos bons ainda por cima. Fudeu, mais coisa para ler agora.

Vou focar bem em cafe. Sofro com minha maquina e meu moedor. Raramente faco dois iguais. E so uso coisa boa...inclusive agua.

SDS

Anônimo disse...

Parla Espressa, blz? Estou indo para as Oirropa brevemente. Italia, Croacia e England. Creio que na Italia consiga comprar machinas de cafe. Vc conhece alguma marca legal? Como dono de loja de vinho e importador estoy fudido. Se uma bona machina custa EUR 500.00 eu passo. Pior, meu moedor americano nao tem graduacao na moagem. Toda hora fico rebolando para acertar na delonghi ou na moka italiana (nao comprei bialetti). Obrigado.

Anônimo disse...

Espressa,

qui parla io, jr.

A nestle esta de olho na patente "genetica" dos cafes que vao compor os blends para as capsulas. Tentarao produzir os mesmos clones em qualquer parte do mundo, aparentemente garantindo uma uniformidade total em todos os produtos em qualquer local do universo. Para mim, cascata. Clima influencia muito o cafe. Nem precisa ser agronomo para saber disso.

Palavras de gente de la de dentro.