06 dezembro, 2006

A história do Cappuccino

"Papa beatifica pai do cappuccino", deu na BBC de Londres.
A matéria falava de uma cerimônia realizada na Praça de São Pedro, em 2003, ano em que o então pontífice João Paulo II elevava à glória dos altares cinco religiosos. Entre eles estava Marco D'Aviano, monge italiano que viveu no século XVII e, além de sua santidade antes de morrer, teve importante papel na resistência cristã contra o avanço islâmico na Europa. No texto inglês, Marco D'Aviano também era lembrado por ter inspirado, segundo uma lenda, a criação do cappuccino. A bebida tão popular entre os mortais de hoje e consumida por milhões de pessoas diariamente em todo o mundo teria surgido durante a tentativa turca de invadir Viena em 1683.
Marco D'Aviano era um frade capuchinho - ordem mendicante fundada por voltade 1525, a partir de uma dissidência dos franciscanos -, e a pedido do papa Inocente XI dirigiu-se à capital do império dos Habsburgos para incitar a população a enfrentar o inimigo. O religioso participou de conselhos deguerra e revelou-se um grande estrategista militar. Derrotado o cerco, o numeroso exército adversário recuou, deixando para trás dezenas de sacas de café. Naquela época, os turcos já haviam se tornado grandes apreciadores da bebida, as cafeterias proliferavam na França, Inglaterra e Itália. Os grãos abandonados no campo de batalha foram então recolhidos e usados. Mas a especialidade pareceu muito amarga ao gosto dos vienenses, que resolveram adicionar-lhe um pouco de mel e de leite. Batizaram-na de cappuccino, em homenagem ao frade guerreiro. Há de fato referências consideráveis. A palavra italiana cappuccio significa capuz. E o hábitousa do por Marco D'Aviano era marrom e tinha um capuz branco.
Portanto, caro amigo e amiga antes de beber seu cappuccino diga amém.
Bom café e amém!!!
fonte: Luciana Froés

2 comentários:

Marco De la Roche disse...

olá...
usarei este seu post como base para meu próximo artigo.
obrigado.

Breno disse...

Muito curioso,realmente o cappuccino é uma bebida "de deus" vamos dizer assim,sem contar nas grandes artes que são feitas nessa bebida como a arte Latte.
Costumo tomar pela parte da manhã,mas do industrial,se possível,você poderia me passar a receita?
Email-breno_hp@oi.com.br
Obrigado