08 dezembro, 2006

Um bom café versus uma boa gravidez.

Motivado por uma pergunta de uma amiga que adora café e que está grávida: "entre todas as apresentações do café (desde espresso , passando pelo solúvel e chegando no descafeinado) qual é o melhor durante a gravidez? "
De cara o pior são os descafeinados, pois passa por um processo químico para a retirada da cafeína do grão! Pois é, você troca cafeína por “n” produtos químicos!!!

Na visão médica o melhor sempre é cortar o consumo pois, há evidências de que o consumo elevado de cafeína (quatro a sete xícaras de café por dia) pode aumentar seu risco de abortamento. Mas calma que é caso extremo. Ocorreria o mesmo se por exemplo você comesse 10 hot dogs por dia!!

Como a cafeína é um estimulante leve do sistema nervoso central; assim, quando você se sente estimulada ao tomar algumas xícaras de café, seu bebê sente o mesmo estímulo.

Agora, se você decidir interromper sua ingestão de cafeína, procure iniciar uma retirada gradual, lenta, programada para você mesma, para evitar sintomas de "retirada”, como cefaléia e cansaço.

Cerca de 300 mg de cafeína ou menos por dia são considerados relativamente seguros, mesmo durante a gravidez. Aqui está uma lista de conteúdos de cafeína de algumas formas de se fazer café:
Espresso: isolado, 100 mg
Café misto: método do gotejamento, 184 mg; método do coador, 128 mg
Café instantâneo: 104 mg

Portanto, prefira sempre um bom café espresso pois como se vê, é o que contém menor concentração de cafeína. Dê preferência a um “curto” onde se extrai o melhor do café!!
Boa gravidez e bom café!

fonte: fertilidadeonline

Nenhum comentário: