O atraso, foi causado por uma gripe que consequentemente me impediu primeiro de beber e depois de degustar já que o olfato estava entupido :o)
Esta harmonização desde seu inicio demonstrou que não seria fácil. Já para encontrar o vinho foi dificílimo, procurei em vários lugares onde costumo comprar e nada. Tive que encomendar junto ao Luiz da Candy delicatessen no Condado de Cascais, Barra da Tijuca..ponto pro luiz.
Ao ler o prato proposto, (costelinha suína ao molho BBQ acompanhada de legumes salteados no alho) minha intuição, dizia que seria difícil harmonizar o vinho com o prato.
Caça vai muito bem com vinhos espanhóis. Porém, o fato de ser um molho doce (tentei deixá-lo o menos doce possível e mais spicy que o recomendado) imaginei que não casaria....foi o que aconteceu.
O vinho: Gran Feudo Crianza 2003. Achei-o muito fraco, sem sabor presente, retro-gosto sem personalidade. No copo: Cor opaca, sem vida...alta acidez para um vinho de 12,5%. Não bebi os 250ml do mini decanter..resultado: o restante vai virar sangria!
O Prato: adoro porco e alho. Comprei a mesma costelinha que o restaurante outback usa. Os legumes salteados em um bom azeite ficaram show. Como havia dito, o molho deixei-o o mais quente do que doce. Para tal, coloquei junto ao molho, uma bela colher de compota caseira de pimenta.
A harmonização: como disse, o vinho é fraco, o molho é forte..Um detalhe me chamou a atenção. Fiz metade da costela com o molho e a outra sem. O vinho “brigou” menos com a parte sem molho, quer dizer, a parte mais espanhola do prato.