30 outubro, 2007

Harmonização amiga!!!


Com um bom atraso, publico a harmonização em conjunto com os blogs amigos ( http://levinaublog.blogspot.com e http://gourmandisebrasil.blogspot.com ).

O atraso, foi causado por uma gripe que consequentemente me impediu primeiro de beber e depois de degustar já que o olfato estava entupido :o)

Esta harmonização desde seu inicio demonstrou que não seria fácil. Já para encontrar o vinho foi dificílimo, procurei em vários lugares onde costumo comprar e nada. Tive que encomendar junto ao Luiz da Candy delicatessen no Condado de Cascais, Barra da Tijuca..ponto pro luiz.

Ao ler o prato proposto, (costelinha suína ao molho BBQ acompanhada de legumes salteados no alho) minha intuição, dizia que seria difícil harmonizar o vinho com o prato.

Caça vai muito bem com vinhos espanhóis. Porém, o fato de ser um molho doce (tentei deixá-lo o menos doce possível e mais spicy que o recomendado) imaginei que não casaria....foi o que aconteceu.

O vinho: Gran Feudo Crianza 2003. Achei-o muito fraco, sem sabor presente, retro-gosto sem personalidade. No copo: Cor opaca, sem vida...alta acidez para um vinho de 12,5%. Não bebi os 250ml do mini decanter..resultado: o restante vai virar sangria!

O Prato: adoro porco e alho. Comprei a mesma costelinha que o restaurante outback usa. Os legumes salteados em um bom azeite ficaram show. Como havia dito, o molho deixei-o o mais quente do que doce. Para tal, coloquei junto ao molho, uma bela colher de compota caseira de pimenta.

A harmonização: como disse, o vinho é fraco, o molho é forte..Um detalhe me chamou a atenção. Fiz metade da costela com o molho e a outra sem. O vinho “brigou” menos com a parte sem molho, quer dizer, a parte mais espanhola do prato.
O Café: Para não perder o foco desde blog, ao final tomei um Café Orfeu (serve no café sorelle do Botafogo Praia Shopping e sache à venda, no Pão de Açucar) na apresentação sache, preparado numa máquina de espresso comercializada pela illy. Belo sabor..bela cor, espuma densa...vale um post só sobre este café...

4 comentários:

espressa-mente! disse...

Gostaria de lembrar para os anônimos e/ou “eduardos” que este blog tem como objetivo de compartilhar AS MINHAS "Impressões, comentários e opiniões de quem não tira o bom café espresso da cabeça."
Através dele faço contato com diversos tipos de pessoas que tem em comum o interesse "trocar uma ideia".
Entendo que este blog tenha este objetivo. além é claro, de reunir e formar uma rede de bate papo.

Porém, de uma forma mais direta quem não estiver satisfeito com que lê, que crie o seu blog (é fácil. Difícil mesmo, é atualizar).

Antes de tudo, respeito é bom e tudo blogueiro gosta!

Abraços.

Rafaela disse...

Olá, Carioca, que bom que você conseguiu fazer a harmonização. Estamos a caminho da próxima. Desta vez será um peixe harmonizado com um vinho branco. Em breve, mandaremos a receita para você.
Abraços

Gourmandisebrasil disse...

Nossa, não achei que fosse tão difícil de encontrar este vinho! Nós tivemos mais dificuldades em encontrar o da 1º harmonização. Tenho certeza de que o próximo será fácil!

abs,
Nina.

Daniel disse...

De fato o café Orfeu merece um post à parte, pois é muito bom. Costumava tomar na casa do meu cunhado, mas acabou, agora conto com um amigo meu (o mesmo que comprou da última vez) para comprar mais e presenteá-lo, pois não encontro na minha cidade.