27 fevereiro, 2008

Café amargo - Starbucks

Starbucks fecha para treinar vendedores a vencer a crise.

"A economia americana descobriu hoje um novo índice para medir a crise: o índice Starbucks. A famosa rede de cafés fechou hoje, terça, 26/02/2008 por quatro horas, das 17h30 até as 21h, em todo país, para que seus vendedores recebessem um treinamento especial, em rede nacional num canal fechado. O treinamento foi desenhado para fazer os vendedores terem técnicas mais eficientes de abordagem dos clientes, a fim de conter a queda acentuada das vendas. Nem o severo inverno de 2008 está sendo capaz de convencer os consumidores a gastar mais dinheiro em cafés e chocolates. A direção da Starbucks, com este treinamento via TV em canal fechado, espera fazer o que o inverno ainda não conseguiu: aumentar as vendas. Os consumidores estão assustados. Nos últimos doze meses, os preços ao consumidor subiram 7,5%, o maior aumento desde 1981.

Um café latte por U$$ 4 não é mesmo muito atraente para os consumidores. No ano passado, a rede Starbucks demitiu mais de 600 funcionários. Se as vendas continuarem caindo, a rede poderá fechar lojas nos EUA e investir em postos de trabalho em economias emergentes. Depois do índice McDonalds, que media a inflação pelo preço dos sanduiches da rede no mundo inteiro, agora é o índice Starbucks, que serve de alerta para a queda das vendas, o que está preocupando os consumidores americanos."
Extraído 100% do blog Diário de Nova York - Marília Martins é correspondente do jornal O GLOBO em Nova York

Na minha opinião, Isso se deve primeiro ao fato do consumidor americano, perder a vergonha de comprar um espresso ou latte por um preço justo. Além do fato que desde 2007 o McDonalds entrou novamente com força e grana neste segmento. Em Junho do ano passado, publicou anúncio inédito "Procura-se Baristas" em um jornal de Seattle (casa do Starbucks).

Agora, fechar os 7.100 pontos de vendas para treinar como tirar o espresso perfeito (cada dia mais, a rede se vale de máquinas de espresso super-hiper automáticas! então a questão não é esta!), como evaporar melhor o leite (inclusive de soja) e de como não queimar o café, demonstra, maior preocupação com a padronização do que com as vendas em si!!

Já, na opinião de Luiz Alberto Marinho, consultor da rede no Brasil, " tal atitude seria como um berro/aviso do Schultz dizendo ao mercado: " estamos voltando ao que éramos!!!".
Vamos aguardar, cenas dos próximos capítulos....

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

O Gourmandise deu a idéia de fazer uma degustação de cerveja na próxima harmonização - eles têm um amigo, apreciador de cervejas, que gostaria de participar.

Aí, pensamos, será que o expressa-mente não gostaria também de indicar algum café?

Abraços.
Le Vin au Blog

Edu Passarelli disse...

Epa, creio ser eu este amigo! rs

Na próxima semana devo postar um lançamento nacional, uma cerveja porter com café!

Abraços,

Edu Passarelli