01 fevereiro, 2008

Harmonização Amiga No. 2


Esta é a segunda harmonização amiga entre blogs (levinaublog e gourmandise) que participo. Desta vez, era harmonizar um risotto com pepperoni e cogumelos com o vinho Argentino, La Linda BONARDA 2006.

Fiz algumas alterações no preparo do prato (receita esta aqui: http://gourmandisebrasil.blogspot.com/2008/01/5-harmonizao-virtual.html

Nunca havia comprado Pepperoni....ao comprar o da marca Hans e prová-lo...não gostei do gosto...então, se não gosto, não como e assim, não vai pra panela. Pepperoni tem que ser picante...e este picante é dado pela páprica (espécie de pimentão seco). O da Hans, só estava com o cheiro de pimentão e gosto somente de gordura...na verdade eles pegam o salame, colocam páprica (de quinta) e defumaram.

Como eu tinha, uma lingüiça caseira defumada em casa e páprica estocada resolvi, fazer um pepperoni caseiro. Também, substitui o cogumelo paris por shitake..o vinho do porto por um cálice do vinho da harmonização e o caldo de legumes por um caseiro de costela.

veredicto: harmonizou mais ou menos!

Diante das modificações feitas, com o uso do caldo de costela, da lingüiça e do uso do próprio vinho na receita, sinto que tenha contribuído e muito, para uma harmonização mais equilibrada. Porém, o vinho muito novo (tem potencial na guarda!) não contribuiu para o equilíbrio!

O vinho: Muito novo (2006) deu, um paladar forte e marcante. Diante dos seus 14% teor alcoólico sentidos no primeiro gole de prova..decidi usá-lo na receita (isso evita um pouco que a comida “brigue” com o vinho!!!). Cor : Amora
O prato: Muito bom. Adoro arroz e suas variações, seja na paella, no carreteiro (alô Rafaela!!), ou de forno (alô mamãe!!)....com lingüiça e shitake então...

Portanto, era o prato ou era o vinho....fiquei com o prato! :o)

2 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Vou linkar a sua postagem lá na nossa. A receita que recebeu era com vinho do Porto? Eu usei o mesmo vinho da harmonização tbm.
Gosto de arroz, mas não como muito (negando a descendência).
Vc comentou sobre o carreteiro, faz tanto tempo que não como...o melhor que já provei é feito pelo pai de uma amiga gaúcha.
abs,
Nina.

* Jo * disse...

aff
escrevi um post enorme e deu erro

=/