20 agosto, 2008

Alô da Bélgica


Mais uma matéria internacional sobre cafés e seus hábitos agora, direto da Bélgica. Enviada pela também, amiga dos tempos de FGV...fala ai Ivna....

"Para a surpresa de alguns, a Bélgica – conhecida como a terra da cerveja - é muito representativa também para os amantes de um outro produto saboroso, o nosso café de cada dia. Aqui, sua torrefação é tão importante quanto à fabricação da cerveja, o incontestável patrimônio nacional. Assim como a cerveja que se apresenta em diversos sabores e cores, o café segue o mesmo caminho.

Os produtores criam suas próprias misturas, adaptando-se ao gosto da região e ao dos consumidores. Essa diversidade se dá ao porto de Antuérpia, uma das principais passagens para importação do produto e também ao amor dos belgas na busca incessante por um café de qualidade. Existem aqui, tradicionalmente nos bares, dois tipos de cafés, o café normal (numa xícara grande) e o espresso, que não preciso dizer o tamanho...E ainda tem um espresso que eles chamam de "apertado". Quando o café chega à mesa, tem praticamente algumas gotinhas...E só para dar um gostinho na boca...Com o café, vem servido também um biscoitinho – o speculoos, típico belga bem açucarado por sinal – ou outros tipos de docinhos finos ou chocolatinhos. E ainda : o açúcar e o leitinho apresentado numa cápsula pequena. Eu particularmente não gosto desse leitinho porque é frio, mas...tem gente que gosta. Por isso, peço sempre o capuccino, se não, sem chance de ter o leite quente no café.
Se quiser café com creme, faça o pedido assim : por favor, um café com chatilly.

Um dos cafés mais apreciados é o café Liégeois feito com uma ou duas bolas de sorvete de café, calda de caramelo, uma xícara de café expresso bem quente e duas colheres de chantilly batido. Hummmm!
Estão aqui presentes também - e não poderia ser diferente no país que abriga a capital da Europa - marcas conhecidas da gente como o Illy, Segrafedo, Lavazza. Quem tem entrado agressivamente no mercado com uma loja muito charmosa situada no melhor endereço de Bruxelas e a Nespresso. É um lugar para ser visto e desfilar...Aqui, existem muitos e muitos bares de café como em Paris. È muito charmoso tomar um cafezinho admirando as diferentes Grand Places com suas construções históricas.

Como moro em Bruxelas, meu programa favorito é a Grand Place para saborear meu café com tortas maravilhosas. Mas afinal, o que é que o belga prefere mais, o café ou a cerveja? De acordo com algumas instituições do país do setor de alimentação e bebidas, em 2005, os belgas tomaram uma média de 136,1 litros d’água mineral, 124,9 litros de café, 120,2 litros de bebidas refrescantes e finalmente 92,5 litros de cerveja. Em comparação com o ano anterior, o consumo de água, bebidas refrescantes e café vêm aumentando. Já a cerveja e o vinho diminuíram ano após ano." Ivna.


Nenhum comentário: