01 agosto, 2008

Antico Caffé Greco - Roma



Quando viajo sempre procuro saber antes se a cidade, tem algum café(teria) para visitarmos. Em Fevereiro último, em Roma, não foi diferente.

Entre a Piazza di Spagna e a Via del Corso, está a Via dei Condotti. Rua famosa, uma das mais ricas de Roma, onde ficam várias lojas de estilistas famosos e onde fica o Café Grego, Um dos mais antigos cafés literários de Roma, fundado em 1760 por um grego, e freqüentado por escritores, artistas e filósofos, tais como Goethe, Andersen, Stendhal, Berlioz, Leopardi e D'Annunzio (que viveram no mesmo prédio) e Stendhal que também morou na mesma rua.

O Papa Leão XII, em 24 de Março de 1824, nem faz tanto tempo assim, proibiu os cidadãos de entrarem no café. Estariam sujeitos se o fizessem, a três meses de cadeia. Essa proibição soou tão impopular, que o dono do café continuou a servir através de uma janela. Dentro do café há uma sala longa e estreita, chamada ônibus, onde há retratos de pessoas famosas que freqüentavam o lugar. Mais atenção, caso queira sentar-se em uma das mesas, prepare o bolso, pois os preços disparam.

A dica fica para o balcão antes do salão. Ali, o único inconveniente é beber seu espresso em pé ou sentado em uma grande poltrona! O tiramisú vendido no balcão logo na entrada, é digno de saudades! ;O)

Nenhum comentário: