08 janeiro, 2009

"Affogato fatto in casa"

Li recentemente uma matéria/coluna no caderno Rio Show/O Globo sobre o café affogato. Esta bebida, na versão original italiana leva somente e tão somente uma bola de sorvete de creme "affogada" numa dose de espresso . Uma simples combinação que já assim, fica perfeita. Agora, imagina com adição de calda de chocolate?

Sempre que podia eu “bebia” meu affogato no Rubro Café. Começou custando R$6,00, depois 7...8..9..10...e ai ops, a loja fechou! :op Por quê será hem?

Na foto, uma solução caseira: café Segafredo, tirado numa cafeteira Bialetti “one shot” e sorvete de creme.

7 comentários:

Unknown disse...

na Itália esse café chama-se 'semifreddo' e eu adoro, faço sempre em casa com sorvete de baunilha e coloco umas gotinhas de licor, fica delicioso.

Gourmandisebrasil disse...

Uma vez provei um affogato que tinha bebida alcóolica, acho que whisky.
Achei que Semifreddo fosse aquela sobremesa com textura que beira o semi-congelado. Entre uma mousse e um sorvete. Faço com polpa de frutas ou chocolate e creme montado, congelo sobre uma camada de génoise.

bjo

espressa-mente! disse...

gourmandise...disse!
realmente, jussara a "ABNT", ou melhor a "ABNITILY" rs..diz que "semifreddo" é o sorbet frances!
agora, gourmandise/N. com whisky só em campos do jordão e/ou monte verde! ;o)

Gustavo Mansur disse...

Na Itália mesmo eu provei uma vez uma versão (não lembro como chamavam) que além da bola de sorvete de creme (muito pequena) vinha uma leve dose de Cointreau ou Bailays. Muito bom!

Daniel disse...

Na próxima vez, além do café, traga o sorvete tb... rs

Unknown disse...

vivendo e aprendendo, isso é bom.

há muitos anos (decada de 80) estava na casa da sogra italiana de uma amiga, lá em Roma e foi lá que aprendi que o café forte com sorvete chamava-se semifreddo, ou será que eu fiz confusão...rsrs... bem, faz mais de 20 anos que sirvo esse café em casa para minha familia e amigos com o nome de semifreddo... agora terei que corrigir e avisar a todos!

legal!...rs

bjs
Ju

Anônimo disse...

Esse eu vou fazer em casa.

Parabéns pelo blog, muito informativo e divertido ao mesmo tempo.