Esta foi a primeira "enocafeinicagastronomica"-harmonização entre comentaristas de blogs. Carlos Reis gosta de comentar blogs como:
Enoeventos,
Le Vin au Blog e Enoteca. Já eu, os mesmos blogs que o Carlos, além do
Primeira Xícara e
Gourmandise.
O espressa-mente! ficou responsável pela parte "sólida" da harmonização, isto é, a escolha e confecção do prato e Carlos pela parte 'hidráulica"...... as bebidas! :o)
O prato: Risotto de carreteiro com charque de cordeiro dos Pampas, acompanhado de baby cebolas caramelizadas.
Os Vinhos: Iniciamos com um branco Tabalí, depois fomos para um tinto Malbec ROBLE que nos acompanhou durante o preparo do prato. Carlos escolheu para o jantar, o tinto português do DOURO, ideal para acompanhar caças. Bom equilíbrio entre o prato e o vinho.
A sobremesa: exótico pudim Maria mole com calda de maracujá..acompanhado por um vinho botritizado da Catena Zapata. Para mim foi uma novidade e grata surpresa, já que nunca havia bebido este tipo de vinho e muito menos harmonizado com sobremesa....no máximo, eu bebia um Porto. Ótima experiência!
A harmonização: O charque de cordeiro veio diretamente do Sul (
www.cordeiropedrasaltas.com.br/). Depois de dourá-lo junto com a linguicinha defumada, adicionei o arroz e dei uma leve fritada no trio e joguei uma bela dose de cachaça para o amido se desprender do arroz! A cachaça, também conferiu ao cordeiro um sabor ainda mais adocicado. Logo após, veio o caldo básico e ao finalizar, tomatinhos cereja, salsinha, cebolinha e pimenta do reino! Tudo isso numa bela caçarola Le Creuset..perfeito!
E claro, fechamos com um
Ne$pre$$o “Pure Origin”, Rosabaya de Colômbia, intensidade 6 e servido na forma de Ristretto. Não sou muito fã da Nespresso mas que chama a atenção imediatamente pela bela apresentação, a isso chama! Porém, continuo implicando com pires de plástico!