20 julho, 2009

1a harmonização entre comentaristas de blogs

Esta foi a primeira "enocafeinicagastronomica"-harmonização entre comentaristas de blogs. Carlos Reis gosta de comentar blogs como: Enoeventos, Le Vin au Blog e Enoteca. Já eu, os mesmos blogs que o Carlos, além do Primeira Xícara e Gourmandise.

O espressa-mente! ficou responsável pela parte "sólida" da harmonização, isto é, a escolha e confecção do prato e Carlos pela parte 'hidráulica"...... as bebidas! :o)

O prato: Risotto de carreteiro com charque de cordeiro dos Pampas, acompanhado de baby cebolas caramelizadas.

Os Vinhos: Iniciamos com um branco Tabalí, depois fomos para um tinto Malbec ROBLE que nos acompanhou durante o preparo do prato. Carlos escolheu para o jantar, o tinto português do DOURO, ideal para acompanhar caças. Bom equilíbrio entre o prato e o vinho.

A sobremesa: exótico pudim Maria mole com calda de maracujá..acompanhado por um vinho botritizado da Catena Zapata. Para mim foi uma novidade e grata surpresa, já que nunca havia bebido este tipo de vinho e muito menos harmonizado com sobremesa....no máximo, eu bebia um Porto. Ótima experiência!

A harmonização: O charque de cordeiro veio diretamente do Sul (www.cordeiropedrasaltas.com.br/). Depois de dourá-lo junto com a linguicinha defumada, adicionei o arroz e dei uma leve fritada no trio e joguei uma bela dose de cachaça para o amido se desprender do arroz! A cachaça, também conferiu ao cordeiro um sabor ainda mais adocicado. Logo após, veio o caldo básico e ao finalizar, tomatinhos cereja, salsinha, cebolinha e pimenta do reino! Tudo isso numa bela caçarola Le Creuset..perfeito!

E claro, fechamos com um Ne$pre$$o “Pure Origin”, Rosabaya de Colômbia, intensidade 6 e servido na forma de Ristretto. Não sou muito fã da Nespresso mas que chama a atenção imediatamente pela bela apresentação, a isso chama! Porém, continuo implicando com pires de plástico!

4 comentários:

Tina disse...

Adorei!!! Chiquérrimo!!!

Bjs,
Tina

Carlos disse...

"Adoramos o jantar e esse foi o melhor risoto que já comi na vida! E as cebolinhas, hummm."

Abs,
Carlos

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Andrea disse...

Ai, fiquei com fome! Faz um risoto desse pra mim! Bj, Andrea