28 abril, 2009

Evento McCafé...eu fui!


Como bem disse anteriormente, o espressa-mente! foi convidado a participar do workshop promovido pelo McCafé, rede de cafeterias do McDonald’s. O evento contava com a presença do barista italiano Andrea Lattuada (campeão italiano de 2003).
Foi muito bom! Despretensioso do início ao fim. Pouquíssimas pessoas presentes, o que facilitou a interação e comunicação entre os presentes! Atingiu seu objetivo de “aproximar os clientes”!

Tirei algumas lições neste evento. A principal foi que dos 4 M’s (Mistura-Grão; Máquina; Moinho e Mão) que compõem o bom espresso, a mais importante é a Mano, isto é, a mão do barista. E Lattuada como gosta de ser chamado, tem “a mão”!
Lattuada usou os equipamentos disponíveis na loja do McCafé...um moinho de marca qualquer, uma máquina limitada, marca Rancilio, grão Santa Fé e as xícaras (que particularmente eu não gosto!).
O italiano conseguiu com sua técnica extrair o máximo deste conjunto. Para usar a linguagem da minha época..o italiano esmerilhou!! :O) Claro que antes de iniciar a prepara-los, regulou todo o conjunto!

Resultado? Belos espressos e capuccinos com ZERO resíduo no fundo das xícaras! O barista italiano fez também, a alegria da equipe do McCafé ao demonstrar sua técnica em latte art..ao desenhar sapinhos, ursinhos e o sol sobre o leite vaporizado dos capuccinos. E bom dizer, todos sem chocolate e canela em pó....ufa!



Lattuada sofreu também com a qualidade (aguada) dos nossos leites! Segundo palavras do próprio, “além de ser pobre de aroma é também muito” cozido! “”

Ao final fui presenteado pelo Sergio (Marketing do McDonald’s) e equipe com este belo kit com as novas xícaras que eu gosto.... Obrigado!


09 abril, 2009

Ninth Street Espresso NYC/Cafeterias


Quando comecei a me interessar mais por café espresso..passava horas navegando na internet em busca de informações, fatos e fotos. Informações estas que me levaram a vários lugares e paises diferentes. A Ninth Street Espresso* em Nova York foi um destes lugares que tive agora, a oportunidade de conhecer pessoalmente.

É uma cafeteria de respeito em NY, com citações no NY Times, Forbes e Time Out! Considero-o segundo melhor espresso que bebi nesta viagem. Só existem três 9th. em Manhattan, uma delas localizada no bairro descolado de Chelsea, distante das rotas turísticas.

Esta loja na foto ao lado, fica no Chelsea Market*, uma antiga fábrica desativada da Nabisco. Dali saiu o primeiro biscoito Oreo do mundo!! Hoje o prédio que ocupa um quarteirão, abriga além de escritórios de “n” empresas, mas também, uma galeria de lojas voltadas para o segmento gourmet com peixaria (onde também se pode comer um sushi fresquinho), açougue, mercado orgânico, restaurantes, lojas de utensílios para gourmets, padarias e loja de vinhos (ótima por sinal...não sabia que Washington além de Presidentes também produz vinhos!:o))). Vale a visita e o espresso!

Bebi um espresso (ufa! Aqui a senha “stay” funcionou, isto é, o espresso veio em xícara de porcelana, curto por natureza! E acompanhado de copo d'água!). O grão era Costa Riquenho, de sabor adocicado no seu início, acidez de ataque já no primeiro gole, retrogosto agradabilíssimo e de boa persistência!
Opera com duas Synesso, 2 grupos cada e customizadas em preto acetato. Cool baby! :oP
Os baristas são descolados e parecem personagens de um filme de Wody Allen! :o)

Até bem pouco tempo, esta loja também operava com uma rara La Marzocco Linea 4 grupos!! Uauuuuuu!!!

* 9th Avenue (Entre as ruas 15th e 16th), New York.

01 abril, 2009