28 abril, 2009

Evento McCafé...eu fui!


Como bem disse anteriormente, o espressa-mente! foi convidado a participar do workshop promovido pelo McCafé, rede de cafeterias do McDonald’s. O evento contava com a presença do barista italiano Andrea Lattuada (campeão italiano de 2003).
Foi muito bom! Despretensioso do início ao fim. Pouquíssimas pessoas presentes, o que facilitou a interação e comunicação entre os presentes! Atingiu seu objetivo de “aproximar os clientes”!

Tirei algumas lições neste evento. A principal foi que dos 4 M’s (Mistura-Grão; Máquina; Moinho e Mão) que compõem o bom espresso, a mais importante é a Mano, isto é, a mão do barista. E Lattuada como gosta de ser chamado, tem “a mão”!
Lattuada usou os equipamentos disponíveis na loja do McCafé...um moinho de marca qualquer, uma máquina limitada, marca Rancilio, grão Santa Fé e as xícaras (que particularmente eu não gosto!).
O italiano conseguiu com sua técnica extrair o máximo deste conjunto. Para usar a linguagem da minha época..o italiano esmerilhou!! :O) Claro que antes de iniciar a prepara-los, regulou todo o conjunto!

Resultado? Belos espressos e capuccinos com ZERO resíduo no fundo das xícaras! O barista italiano fez também, a alegria da equipe do McCafé ao demonstrar sua técnica em latte art..ao desenhar sapinhos, ursinhos e o sol sobre o leite vaporizado dos capuccinos. E bom dizer, todos sem chocolate e canela em pó....ufa!



Lattuada sofreu também com a qualidade (aguada) dos nossos leites! Segundo palavras do próprio, “além de ser pobre de aroma é também muito” cozido! “”

Ao final fui presenteado pelo Sergio (Marketing do McDonald’s) e equipe com este belo kit com as novas xícaras que eu gosto.... Obrigado!


Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente os leites que estamos acostumados no Brasil são péssimos. Ultimamente, os leites de caixinha tomaram o mercado. São leites de péssima qualidade (tipo C) e o processo de ultra-pasteurização destroem todas as enzimas e lactobacilos bons para nosso metabolismo. Sem contar que alguns são adulterados....