07 abril, 2010

Café espresso filho da PUC!

Calma ai! Não resisti ao infame trocadilho muito comum nos meus tempos de PUC..rs

Explico, tenho um hobby e uma formação..café espresso e Marketing..só não sei qual é qual.

Fui convidado a falar de ambos para turmas PUC/RJ ligadas à Design, Moda e Desenho Industrial. A idéia era alinhar os 2 assuntos, marketing e café, com o conteúdo da cadeira universitária!

A primeira pergunta que fiz em todas as turmas foi, “quem bebeu café hoje?” e não mais de meia dúzia de 3-4 numa turma de 40 alunos levantaram a mão! Após isso eu falei “saiba vocês que o americano médio entre 18-24 anos já consumiu quase meio litro de café!” ...espanto geral!

Pois é, não se vê a ABIC ou qualquer outra entidade ligada ao café investir pesadamente neste consumidor! Valorização do produto nacional com selo, feiras internacionais, vêm depois! Se não houver consumo interno (demanda), não haverá oferta futuramente!

Alguns justificam o fato não de beber café com o batido clichê, “cafeína faz mal!”. E eu provoco..”você bebe Coca-Cola? Usa Neosaldina? Bebe seu Red Bull?”! Pois bem, TODOS levam cafeína, inclusive em doses maiores que uma simples xícara de café espresso!! Oohhhh....

Como bem disse o Prof. Gilberto que me convidou..”eles precisam ser provocados!”.
Então fica aqui a dica à ABIC..provoquem esta geração, senão será mais uma geração de futuros consumidores perdida! E por favor, nada de campanhas com mensagens tolas com, “café com esportes”, “café com balada”, “café com família”! Café é só café, e como tal, é um hábito que deve ser cultivado!

2 comentários:

* Jo * disse...

beber café (algumas boas vezes ao dia)... o único vício passado de pai para filha! =)

Filha da PUC disse...

Boa palestra, rápida e esclarecedora. Desconhecia o tamanho do universo "café".
Parabéns.
Obs. Sabe dizer se o material já está disponível?