19 outubro, 2010

Starbucks Porto Alegre tchê!


Constantemente encontro pesquisas no google search do blog, “starbckus porto alegre”, “por que porto alegre não tem starbucks?”!
Com a expressão muito usada por gerentes de banco , “a nível de” especulação vou tentar responder este enigma.

Obviamente Porto Alegre fica fora do eixo Rio-São Paulo. Campinas saibam vocês, tem mais lojas Starbucks que o Rio de Janeiro. Por quê? Porque Campinas é quase um bairro de São Paulo e com uma alta concentração de renda em uma aréa bem menor que muita Capital Brasileira.

É bom lembrar que a cultura da erva mate, isto é, do chá mate é fortíssima no RS. Portanto, citando Michael Porter, pai do planejamento estratégico moderno, isso se torna uma “barreira de entrada” a “novos entrantes”.

Um fator a favor para a abertura de novas praças e para a expansão das existentes é o dólar barato (R$1,73 em 18/10/10). Isso ajuda e muito já que a loja é “100% importada" dos EUA. Apostaria em Brasília como nova praça e Rio com expansão e claro, São Paulo. Ah, e os números da próxima mega sena são....rs!

Outra, a porta de entrada de uma possível Starbucks/POA é pelo Shopping Iguatemi grande parceiro de Outback (entenda porque) e consequentemente de Starbucks!

Bá tchê, fora isso é rezar e rezar muito...risos!

PS. A imagem que ilustra este post não é montagem. Pertence a uma Churrascaria de gaúchos nos EUA, que possuem também uma loja Starbucks. Clique na logomarca e veja você mesmo!

7 comentários:

Anônimo disse...

Sad, but true.

Katemari disse...

Ou talvez porque há vários cafés em porto alegre. Por mim, espero que a moda Starbucks nunca pegue na capital gaúcha. Seria um retrocesso para amantes de café.

Andrea disse...

Sinceramente, não acho grande coisa esse tal de Starbucks. Eu tomei um cappuccino no Starbucks de Essen (Alemanha) e era muito ruim. Fora que estavam tocando música do João Gilberto no som ambiente, o que não me ajudou nem um pouco.
Depois, finalmente, passaram para Betânia, pularam para Clara Nunes e deram outro salto para Ana Carolina. Para mim, o mais interessante do Starbucks alemão foi a seleção musical. Como a música brasileira foi parar lá?

Anônimo disse...

Euzinha:
Acho que a dor de cotovelo pelo fato do RS nao possuir uma franquia, falou mais alto em seu comentário.
Com toda certeza, as cafeterias Starbucks oferecem o melhor café do mundo.
Aqui em Sampa e na regiao metropolitana, a Starbucks possui mais de 20 cafeterias e encontra-se em franca expansao.
Nao é a toa que a marca é conhecida e famosa em todo planeta. Se vc é amante de um bom café a Starbucks é parada obrigatória.
Ja diria a fábula da raposa e das uvas: "quem desdenha quer comprar"

espressa-mente! disse...

Euzinha?!?!,
moro no rio de janeiro!
"...Se vc é amante de um bom café a Starbucks é parada obrigatória."! pois é, nao sou amante de cafe! sou de espresso! ;o)

Unknown disse...

Seria muito legal se tivesse um Starbucks aqui em porto alegre. Quando viajei para Nova York a primeira coisa que fiz foi descer do avião e ir direto tomar um café lá. Realmente é muito bom, mas discordo em partes da teoria de que não fizeram uma franquia aqui ainda por causa do "chimarrão". Se fosse por isso não teria Mc Donald's aqui por causa do churrasco (lembrado que tem váaaaaaarios Mc Donald's espalhados por toda parte da cidade. Talvez seja porque existe maior número de pessoas nessas cidades. Mais seilá, na verdade não entendi muito isso.

ANDREA F. disse...

Hahaha!!! Sou Gaúcha e concordo plenamente com a tua opinião sobre o comentário da "Euzinha"!!!
Eu amooo Starbucks Coffee!!!