12 maio, 2009

Press Café/Porto Alegre, cortado não é macchiato!!!

Este fim de semana fiz uma breve viagem a Porto Alegre. Domingo fui ao Moinhos Shopping e tive a oportunidade de conhecer e beber alguns espressos nesta cafeteria premiada por Veja Porto Alegre 2009 como melhor cafeteria da cidade e seus baristas, campeões gaúcho e brasileiro 2007.

Neste shopping tem um quiosque da rede de cafeterias que me chamou a atenção pela ousadia de cores empregadas...preto e amarelo! A máquina usada é uma Astoria de 3 grupos, ótimos grãos Fazenda Pessegueiro e impressionantes xícaras legítimas da marca portuguesa Vista Alegre. O pires vem com a simpática frase impressa, “O melhor espresso é aquele feito com grão selecionado e moído na hora, água filtrada e muito, muito carinho.” .
Os 4 espressos servidos, acompanhados de água com gás estavam perfeitos. Perfeita também, estava a mil folhas de doce de leite, digna de saudades.

Fato curioso ocorreu quanto ao desconhecimento do barista de plantão pela bebida macchiato. No cardápio não havia menção a macchiato mas sim, ao espresso cortado. Café cortado é uma bebida típica gaúcha que consiste em leite vaporizado e cortado por um espresso. Portanto, vem mais leite e espuma do que café. Daí, o titulo do post....cortado não é macchiato!!!

5 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

um espresso assim era tudo que eu precisa agora...
bjo

Eduardo Luz disse...

Putz, você tomou 4 expressos !!
Abs.

espressa-mente! disse...

:o))
edu na verdade eu bebi 2, um ristretto e o tal cortado.

Gourmandise
voce é feliz e nao sabe...tem o santo grao, o suplicy, o nice cup, o giramondo, Oscar Cafe....por aqui, é zero ou um! :oP

Ady disse...

Pooh claro q cortado nao e makiatto pois cortado e expresso e a crema do leite vaporizado...pois nem por isso a empresa mente pois nao tem makiatto no menu!!!

Paola disse...

Olá, eu trabalho em uma cafeteria e, na verdade, o expresso que é cortado pelo leite... mas cada barista tem seu jeito particular de fazê-lo!