19 junho, 2007

O mito montanha abaixo!!!

Inicio hoje, uma série de tópicos referentes a uma viagem que fiz em fevereiro . Estive em Lisboa e logo depois, Paris.
Nesta viagem, aproveitei para provar vários cafés e conhecer algumas cafeterias.
Dito isso, vamos ao primeiro post.
O mito que me refiro é o famoso e caríssimo grão Blue Mountain (http://www.bluemountaincoffee.com/), jamaicano, região localizada numa pequena cadeia de montanhas que, vistas de longe, têm tonalidade azul daí o nome.
Muitos conhecedores dão ao Blue Mountain o status de o rei do café. Tive a sorte de degustá-lo pelo módico preço de 3,75 Euros a xicrinha. No Brasil, o Santo Grão Cafeteria/SP vendia em 2005 a xícara por R$7,00!
Deparei-me com o café espresso do Blue Mountain à venda numa cafeteria italianíssima, chamada “ IL CAFFÈ DI ROMA” localizada no Shopping “Armazéns do Chiado” em Lisboa.
Cenário: o grão moído na hora, a cafeteria italiana, a máquina de espresso italiana (La Cimbali, M 28, 4 grupos, semi-automática), o barista italiano e eu! :o) .............perfeito!!!
Dito isso, lá fui eu degustar “o mito” ai na foto, na forma “ristretto” para os íntimos, “curto”, para os demais. Aqui vale uma observação: bebo sempre sem açúcar ou adoçante!
Pois bem, grande decepção!!! Apesar de o espresso estar na temperatura certa, apresentar um creme generoso e consistente. Porém, proporcionou pouca intensidade aromática, sem sabor característico ou marcante, com uma leve presença de notas que lembravam chá preto. Corpo mediano com uma acidez muito moderada deixaram o café muito suave. Portanto, sem o retrogosto inigualável que buscava em um mito!!!

Nenhum comentário: