Vejamos...esta oitava harmonização entre blogs foi como a última, inovadora!
Na harmonização anterior, tivemos uma cerveja no lugar do vinho. Nesta tivemos ao final um café indicado por mim.
Na harmonização anterior, tivemos uma cerveja no lugar do vinho. Nesta tivemos ao final um café indicado por mim.
O prato: ótimo o ragú com polenta. Segundo, minha esposa “você deve ter errado em alguma coisa....” porque está bom demais!! :o)) Acredite, isso é um elogio! :o)
Fiz pequenas adaptações, inclui louro durante o cozimento de 3:30 horas. Adicionei 100 ml do vinho e sementes de mostarda. Fiz isso, após a casa se perder em um só aroma...da canela!
O vinho: O Salton Desejo ficou uma hora aberto sobre refrigeração! Bela cor bordô intensa e aveludada. Na boca, o aveludado é presente e senti notas de tabaco.
Harmonização: positiva e perfeita. O uso do próprio vinho na receita ajudou no casamento entre vinho e prato.
O Café: Ghini tem boa acidez (isso é bom), retrogosto presente porém, não persistente....final notas adocicadas. Segundo o fabricante, as principais características deste café são: "grãos arábica, produzido em fazendas certificadas pela Rainforest Alliance e que situam-se em regiões com altitudes superiores a 1.000 metros, onde os grãos amadurecem lentamente proporcionando um café de aroma intenso, encorpado, suave acidez cítrica e finalizando lembrando nozes e chocolate".
Usei uma cafeteira italiana, não foi a ideal. Farei uma degustação usando uma cafeteira globinho....coming soon :op
Vocês podem também conferir nos blogs: Le vin au blog, Gourmandise, Enoteca, Sabor e Amusebouche, que também participaram desta harmonização.
No geral, foi interessantíssimo tal experiência prato+vinho+café..só ficou faltando “a conta” para termos a sensação de estarmos num bom restaurante :o) Até a próxima!
5 comentários:
o que é globinho?
Eu tb participei da degustação, mas não provei o café. Vou provar em outra ocasião, até pq minha italiana estava emprestada e achei que tivesse que ser nela.
Bacana demais o blog!
Patrícia
legal terem participado. globinho é uma cafeteira tradicional...uso muito para analise pois acho a forma dela fazer café "proxima" da forma profissional de degustação.
veja em,
http://www.principado.com.br/WebForms/PCLDetalhesProduto.aspx?pIntCodProduto=2873
Testamos também da press french. Ficou bom!
Que bom que sua esposa gostou do prato.
bjo,
Nina.
Nossa,além de tudo a globinho é um charme! rsrs Adorei!
Obrigada pela resposta.
Patrícia Lemos
Segue a receita de madeleine básica:
2 ovos grandes
1/3 xícara de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/4 colher de chá essência de amêndoas
1/3 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de farinha de amêndoas (ou processe amêndoas no processador)
4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida em temperatura ambiente
Unte com manteiga 12-18 forminhas de madeleines e polvilhe com farinha de trigo. Na tigela da batedeira, bata os ovos, açúcar e sal. Bata em velocidade média até obter uma mistura clara, espessa e fofinha - cerca de 4 a 5 minutos. Junte as essências. Em velocidade baixa acrescente a farinha de trigo peneirada e a farinha de amêndoas e bata somente até incorporar. Com uma espátula de silicone, misture a manteiga derretida cuidadosamente. Coloque nas formas até 3/4. Leve as madeleines para o forno e asse até que o topo delas volte ao ser pressionado levemente (com dedo), cerca de 10 a 12 minutos. Deixe esfriar na forma por cerca de 2 minutos, desenforme e esfrie.
Pode aromatizar com canela em pó, cravo, cardamomo, matacha, chá preto, cacau em pó, farinha de pistache, etc.
bjo,
Nina (Gourmandise).
Postar um comentário