11 agosto, 2008

Harmonização entre blogs = Prato+Vinho+Café


Vejamos...esta oitava harmonização entre blogs foi como a última, inovadora!
Na harmonização anterior, tivemos uma cerveja no lugar do vinho. Nesta tivemos ao final um café indicado por mim.

O prato: ótimo o ragú com polenta. Segundo, minha esposa “você deve ter errado em alguma coisa....” porque está bom demais!! :o)) Acredite, isso é um elogio! :o)
Fiz pequenas adaptações, inclui louro durante o cozimento de 3:30 horas. Adicionei 100 ml do vinho e sementes de mostarda. Fiz isso, após a casa se perder em um só aroma...da canela!

O vinho: O Salton Desejo ficou uma hora aberto sobre refrigeração! Bela cor bordô intensa e aveludada. Na boca, o aveludado é presente e senti notas de tabaco.

Harmonização: positiva e perfeita. O uso do próprio vinho na receita ajudou no casamento entre vinho e prato.

O Café: Ghini tem boa acidez (isso é bom), retrogosto presente porém, não persistente....final notas adocicadas. Segundo o fabricante, as principais características deste café são: "grãos arábica, produzido em fazendas certificadas pela Rainforest Alliance e que situam-se em regiões com altitudes superiores a 1.000 metros, onde os grãos amadurecem lentamente proporcionando um café de aroma intenso, encorpado, suave acidez cítrica e finalizando lembrando nozes e chocolate".
Usei uma cafeteira italiana, não foi a ideal. Farei uma degustação usando uma cafeteira globinho....coming soon :op

Vocês podem também conferir nos blogs: Le vin au blog, Gourmandise, Enoteca, Sabor e Amusebouche, que também participaram desta harmonização.

No geral, foi interessantíssimo tal experiência prato+vinho+café..só ficou faltando “a conta” para termos a sensação de estarmos num bom restaurante :o) Até a próxima!

5 comentários:

Pita disse...

o que é globinho?
Eu tb participei da degustação, mas não provei o café. Vou provar em outra ocasião, até pq minha italiana estava emprestada e achei que tivesse que ser nela.

Bacana demais o blog!

Patrícia

espressa-mente! disse...

legal terem participado. globinho é uma cafeteira tradicional...uso muito para analise pois acho a forma dela fazer café "proxima" da forma profissional de degustação.
veja em,
http://www.principado.com.br/WebForms/PCLDetalhesProduto.aspx?pIntCodProduto=2873

Gourmandisebrasil disse...

Testamos também da press french. Ficou bom!
Que bom que sua esposa gostou do prato.
bjo,
Nina.

Pita disse...

Nossa,além de tudo a globinho é um charme! rsrs Adorei!

Obrigada pela resposta.

Patrícia Lemos

Anônimo disse...

Segue a receita de madeleine básica:
2 ovos grandes
1/3 xícara de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/4 colher de chá essência de amêndoas
1/3 xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de farinha de amêndoas (ou processe amêndoas no processador)
4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida em temperatura ambiente
Unte com manteiga 12-18 forminhas de madeleines e polvilhe com farinha de trigo. Na tigela da batedeira, bata os ovos, açúcar e sal. Bata em velocidade média até obter uma mistura clara, espessa e fofinha - cerca de 4 a 5 minutos. Junte as essências. Em velocidade baixa acrescente a farinha de trigo peneirada e a farinha de amêndoas e bata somente até incorporar. Com uma espátula de silicone, misture a manteiga derretida cuidadosamente. Coloque nas formas até 3/4. Leve as madeleines para o forno e asse até que o topo delas volte ao ser pressionado levemente (com dedo), cerca de 10 a 12 minutos. Deixe esfriar na forma por cerca de 2 minutos, desenforme e esfrie.

Pode aromatizar com canela em pó, cravo, cardamomo, matacha, chá preto, cacau em pó, farinha de pistache, etc.

bjo,
Nina (Gourmandise).