12 março, 2009

Espresso colombiano NYC/C cont.

"Quem faz fama, deita na cama!!”

Dando continuidade aos posts sobre os cafés de Nova York...apresento o possível novo sócio da rede Starbucks, o colombiano Juan Valdez Café. Futuro sócio se Starbucks entender com oferta hostil a insinuação de compra-los feita via imprensa pelos colombianos!

A Marca Juan Valdez pertence à Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC) que conta com "somente" 13.000 a$$ociado$. Por décadas a FNC comprava boa parte da sua “ produção local” de grãos aqui no Brasil. Na Colômbia, nosso grão era limpo, selecionado, reclassificado e ensacado agora, como café colombiano e exportado para Europa e EUA.

Eles criaram há 40 anos atrás a denominação de origem, “Café de Colômbia” e um personagem, o Juan Valdez, tradicional camponês, e sua mula Conchita! Dentro desta estratégia de internacionalização de seus cafés, baseada na qualidade de seus grãos, o “Café de Colômbia” patrocinou por décadas, os principais torneios mundiais de tênis. Anos atrás, Juan Valdez e sua mulinha fizeram uma aparição no filme “O todo poderoso 1”, com o Jim Carrey.

Para se ter uma dimensão do investimento em promoção internacional da marca “Café de Colômbia”, eles investem US$50 milhões de dólares/ano em promoção. Já o BraZil...10% disso! Portanto, como diz o ditado que abre este post, os colombianos fizeram muito bem sua "fama", enquanto nós continuamos deitados eternamente em berço esplêndido!!


Na foto acima, temos uma das 4 únicas lojas de NY. O interessante e chato de se conseguir em NY é beber um espresso numa xícara de porcelana! Diria que é quase impossível. Mesmo você afirmando que o café é “stay”, você tem que reforçar o pedido com um “cup of espresso”!!! Só obtive sucesso na segunda vez que pedi um “macchiato na taza por favor” !! Assim mesmo, em portunhol!! :o))


Repare o copo de papel na foto que abre o post...acredite ali me foi servido um espresso curto!!! Isso num copo onde cabem exatos 310ml!!!!!

O espresso : o curto que bebi classifico com “um tiro no peito”!! isso de tão forte que era!! E olhe que o grão do dia (Colina) era de classificação: “ Cuerpo médio”! Contudo, de retrogosto suave e forte aroma!

Agora, se esta sociedade entre Starbucks e Café de Colômbia ocorrer, será o tiro de misericórdia em nossos cafés que continuaram sendo classificados internacionalmente como "exóticos"!

Até breve!

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta viagem só te fez bem...e a nós também que visitamos o blog!

Os posts continuam criativos e dinâmicos. Temos desde análise sócio-histórica a mulinha "Conchita" (rs)! Isso sem mencionar o mais importante: "causos" sobre os espressos pelo mundo e em nossas vidas!

Parabéns!

Safra 2008.