02 janeiro, 2008

Não custa relembrar...

...por que espresso com "s" e não com "x"?
Alguns dizem que é porque os marketeiros de plantão gostam.
Na verdade, o termo "espresso" vem do ato de espremer (sobre pressão) o café e extrair o seu melhor (vide foto). Erroneamente, associamos o nome da bebida ao fato do café sair rapidamente (25 a 30 segundos de extração).
Eu particularmente, quando vejo espresso grafado com “s”, entendo que aquela cafeteria, há uma preocupação em servir bons cafés, isto é, cafés com a denominação “especiais”. Portanto, uso para designar cafés/cafeterias onde o café é feito “sob medida”.
Mas ficamos combinados assim, independentemente de como você prefira escrever, não abra mão de um café especial tirado com qualidade por um(a) barista.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro (ou cara) barista,

Muito boa a idéia de ter um blog para falarmos sobre cafés especiais, então aproveito para tirar uma dúvida que tenho: qual a diferença entre um café especial e um gourmet? Fica como sugestão para um novo post. Abs, DM

Anônimo disse...

Gostei muito das matérias, especialmente a que trata do espresso...com s.
Adoraria saber mais, principalmente sobre os vários tipos de grãos e seus aromas.
CLNF.

fgibin disse...

Sinto dever comentar,

Sou Italiano e a etimologia do termo "Espresso" não tem "x" porque deriva do verbo "Esprimere" - "Expressar" em PT.
Ou seja, um café realizado no momento exato no qual o cliente o quer: expressa o seu desejo.
Isso, na Italia, é utilizado tambem para alguns pratos em restaurantes para indicar que o cliente deverá esperar um pouco mais do normal, devido ao fato que o prato será preparado "espresso".

Complimenti pelo otimo site

Fabrizio Gibin