07 janeiro, 2008

O espresso Perfeito

Na Itália há uma frase muito comum no segmento de café que diz serem necessários “4M’s” para se tirar um bom café espresso:


Primeiro M: Miscela (Grãos do café): Usar um bom café é indispensável. Deve ser um café de grãos 100% arábica, de origem conhecida e controlada, sem impurezas, adquirido de um fornecedor, que prime pela qualidade desde o plantio até a entrega. Eu tenho gostado muito do Orféu.


Segundo M: Macinazione (Moinho): Um bom moinho, devidamente regulado em função do clima e do café que está sendo utilizado é outro item importante para um bom resultado. O Café Sorelle do Botafogo Praia Shopping usa o moinho Mahlkonig...tecnologia de ponta em moinhos – é digital!


Terceiro M: Macchina (Máquina): Sem dúvida nenhuma, uma boa máquina de espresso faz toda a diferença. Sem sobras de dúvidas a melhor hoje disponível no mercado são as La Marzocco. De um ano pra cá, já existem algumas em uso no Rio (café Sorelle, Payard e Grão a Grão, Suplicy, Octavio e Oscar. Estes 3 últimos, em São Paulo).


Quarto M: Mano (Mão): Os 3 primeiros “M’s” sem as mãos de pessoas devidamente treinadas de nada adiantarão. Parece fácil, mas para tirar um bom café é necessário manejar bem a máquina e o moinho. Esta mão, é a do BARISTA...Entretanto, figura rara nas principais redes de cafeterias.

A sinergia destas 4 forças M's reunidas, resultam em um espressotigrado, que vem a ser formado por, espuma uniforme e consistente de cor caramelo e rajado com manchas levemente avermelhadas, isto é, o espresso perfeito, como este da foto acima.

2 comentários:

Natural Naturalmente disse...

Ao ler este post, só lembrei do meu pai quando eu era pequinininha faz temmmmpo) dizer...." Éeta cafezinho bom..."
Parabens
Márcia

Anônimo disse...

To fudido, jamais farei cafe assim. Ainda mais levando-se em conta o clima e tempo reinantes e volateis.

kct.....SDS